Home     Produtos     Quem somos     Parceiros     Contato    
 
 <- Voltar

 

Esta árvore pode atingir até 40 metros de altura e 200 cm de diâmetro. Seu tronco é cilíndrico, longo, reto ou pouco tortuoso e quando se ramifica produz uma copa alta e frondosa. Possui casca com fissuras longitudinais profundas e largas, muito típicas. A casca interna é avermelhada com odor agradável.
Clique para ampliar
    As folhas caem nas estações mais frias do ano. Suas flores, de coloração amarela a creme, formam um aglomerado denso. O fruto é uma cápsula lenhosa com textura rugosa e de coloração marrom escuro. Dentro dele, encontram-se as sementes que são aladas. A polinização, possivelmente é feita por mariposas e abelhas e a dispersão das sementes é realizada pela ação do vento.

    O cedro destaca-se entre as madeiras mais apreciadas no comércio brasileiro e nas exportações. Sua madeira é parecida com a do mogno (Swietenia macrophylla), sendo, porém mais mole e de textura mais grossa. Possibilita o uso muito diversificado, superado somente pela madeira de pinheiro-do-paraná (Araucária angustifolia).

    Sua madeira, é muito empregada na construção civil, na fabricação de caixas para cachimbo e na produção de energia. Na medicina popular é utilizada como tônica, adstringente, no combate a febre, contra feridas e úlceras. A espécie é recomendada para arborização de praças públicas, parques e grandes jardins. Assim como, para recuperação de ecossistemas degradados e para reposição de matas ciliares em locais com ausência de inundação.

Parceiros
 
   
E-mail Página inicial Adicionar a favoritos Contato